Não deixe que seus clientes projetem soluções. A armadilha do ciclo de morte do produto.
Muitos PMs esquecem do “Por quê” e se tornam garçons. Para agradar a todos, eles coletam e distribuem todos os “requisitos de funcionalidades” para a equipe. Mas não importa o quanto a equipe entregue, fica pior.
Pedro Magalhães
22 de Março de 2023
O ciclo de morte do produto é uma armadilha terrível.
Muitos PMs esquecem do “Por quê” e se tornam garçons.
Para agradar a todos, um garçom típico coleta e repassa todos os “requisitos de funcionalidades” para a equipe. Mas não importa o quanto a equipe entregue, só piora. Recursos enviados às pressas não resolvem os problemas de ninguém e não geram os resultados comerciais esperados.
A fábrica de funcionalidades.
Felizmente, você pode evitar ou escapar dessa armadilha. Tente isto:
1. Foco na visão e estratégia
Pergunte a si mesmo:
- Por que você está criando este produto?
- Onde você quer estar em 2–5 anos?
- Qual é a proposta de valor exclusiva?
- Para quem você está construindo isso?
- Como isso está alinhado com a visão e a estratégia de negócios da empresa?
- Quais são os resultados/tarefas do cliente (funcionais, emocionais, sociais)?
- Como isso criará valor para o negócio?
- Como você pode chegar lá?
Livros recomendados:
- Business Model Generation, de Alexander Osterwalder
- Jogar para Vencer, de Roger Martin
2. Não deixe que seus clientes criem soluções
Concentre-se em entender seus problemas, necessidades e desejos em profundidade. Entreviste-os regularmente, mapeie oportunidades e faça um brainstorming de possíveis soluções. Certifique-se de que o designer e os engenheiros estejam incluídos.
Isso permitirá que você construa um entendimento compartilhado e permaneça aberto a diferentes perspectivas. Em particular, as melhores ideias geralmente vêm de engenheiros.
Livros recomendados:
- Continuous Discovery Habits, de Teresa Torres
- O Teste da mãe, de Rob Fitzpatrick
3. Teste suas ideias com MVPs e protótipos
Aprender entregando é caro.
Execute pequenos experimentos em um front-of-funnel para validar ideias da maneira mais barata e rápida possível antes de selecioná-las para implementação.
Principais riscos que todo PM precisa enfrentar:
- Valor. Nossos clientes desejarão ou amarão isso?
- Usabilidade. Eles conseguirão usá-lo?
- Viabilidade. Nosso negócio pode suportar isso?
- Viabilidade. É possível?
- Ética. Devemos fazer isso?
Livros recomendados:
- Inspirado, de Marty Cagan
- The Lean Product Playbook, de Dan Olsen
- Testing Bussiness Ideas, de Alexander Osterwalder e David J Bland
4. Rejeite as coisas que são passadas adiante
Respeite seus stakeholders, mas não deixe que a autoridade deles influencie o que é importante. Questione soluções e recue em coisas que são passadas para você.
“O sucesso de uma pessoa na vida geralmente pode ser medido pelo número de conversas desconfortáveis que ela está disposta a ter.” — Tim Ferriss
Livros recomendados:
- Influence Without Authority, de Allan Cohen e David Bradford
- Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen M.R. Covey
Siga essas dicas e não deixe que o ciclo de morte do produto se materialize. Você construirá ótimos produtos que os clientes amam e que funcionam para o negócio.
Créditos: o ciclo de morte do produto foi descrito pela primeira vez por David J Bland.
