Não deixe que seus clientes projetem soluções. A armadilha do ciclo de morte do produto.

Muitos PMs esquecem do “Por quê” e se tornam garçons. Para agradar a todos, eles coletam e distribuem todos os “requisitos de funcionalidades” para a equipe. Mas não importa o quanto a equipe entregue, fica pior.

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Pedro Magalhães

22 de Março de 2023

Não deixe que seus clientes projetem soluções - LinkedIn (2)

O ciclo de morte do produto é uma armadilha terrível.

Muitos PMs esquecem do “Por quê” e se tornam garçons.

Para agradar a todos, um garçom típico coleta e repassa todos os “requisitos de funcionalidades” para a equipe. Mas não importa o quanto a equipe entregue, só piora. Recursos enviados às pressas não resolvem os problemas de ninguém e não geram os resultados comerciais esperados.

A fábrica de funcionalidades.

Felizmente, você pode evitar ou escapar dessa armadilha. Tente isto:

1. Foco na visão e estratégia

Pergunte a si mesmo:

  • Por que você está criando este produto?
  • Onde você quer estar em 2–5 anos?
  • Qual é a proposta de valor exclusiva?
  • Para quem você está construindo isso?
  • Como isso está alinhado com a visão e a estratégia de negócios da empresa?
  • Quais são os resultados/tarefas do cliente (funcionais, emocionais, sociais)?
  • Como isso criará valor para o negócio?
  • Como você pode chegar lá?

 

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2. Não deixe que seus clientes criem soluções

Concentre-se em entender seus problemas, necessidades e desejos em profundidade. Entreviste-os regularmente, mapeie oportunidades e faça um brainstorming de possíveis soluções. Certifique-se de que o designer e os engenheiros estejam incluídos.

Isso permitirá que você construa um entendimento compartilhado e permaneça aberto a diferentes perspectivas. Em particular, as melhores ideias geralmente vêm de engenheiros.

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3. Teste suas ideias com MVPs e protótipos

Aprender entregando é caro.

Execute pequenos experimentos em um front-of-funnel para validar ideias da maneira mais barata e rápida possível antes de selecioná-las para implementação.

Principais riscos que todo PM precisa enfrentar:

  • Valor. Nossos clientes desejarão ou amarão isso?
  • Usabilidade. Eles conseguirão usá-lo?
  • Viabilidade. Nosso negócio pode suportar isso?
  • Viabilidade. É possível?
  • Ética. Devemos fazer isso?

 

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4. Rejeite as coisas que são passadas adiante

Respeite seus stakeholders, mas não deixe que a autoridade deles influencie o que é importante. Questione soluções e recue em coisas que são passadas para você.
“O sucesso de uma pessoa na vida geralmente pode ser medido pelo número de conversas desconfortáveis ​​que ela está disposta a ter.” — Tim Ferriss

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Siga essas dicas e não deixe que o ciclo de morte do produto se materialize. Você construirá ótimos produtos que os clientes amam e que funcionam para o negócio.

Créditos: o ciclo de morte do produto foi descrito pela primeira vez por David J Bland.